Passar para o conteúdo principal
Margarida Rascão
Submetido por Margarida_ramo… a 22 June 2026

Estudantes da ESSL-IPL em destaque no desporto universitário nacional

Os estudantes da Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL) alcançaram um conjunto de resultados nos recentes Campeonatos Nacionais Universitários, organizados pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). Entre os principais feitos destacam-se a conquista de múltiplos pódios nas modalidades de natação e atletismo, bem como a convocatória de um atleta da ESSL para a Seleção Nacional Universitária de Futsal.

Tomás Silva, estudante da licenciatura em Fisioterapia e da Associação de Estudantes da ESSL (AEESSL), foi convocado para integrar a Seleção Nacional Universitária de Futsal Masculino. O atleta irá representar Portugal no Campeonato Mundial Universitário – Varsóvia 2026, a realizar entre os dias 1 e 7 de julho, na Polónia. A convocatória final surge após a realização dos estágios de observação promovidos pela FADU, que decorreram a 18 e 19 de maio no Pavilhão do Luso, e que contaram também com a participação da estudante Simone Correia Pedroso (AEESSL/SL Benfica). O processo de preparação e avaliação teve o apoio da Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL) e dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SASIPL).

O sucesso dos estudantes da ESSL estendeu-se com igual mérito a outras modalidades desportivas, com especial foco na natação e no atletismo. Nas piscinas de Coimbra, durante a prova de Piscina Longa que reuniu mais de uma centena de nadadores, a estudante da licenciatura em Fisiologia Clínica, Carolina Viana, em parceria com João Fidalgo (ISEL), estiveram em destaque ao conquistarem três medalhas de ouro e uma de prata

Já no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Pista ao Ar Livre, realizado em Braga, contou com a participação mais de 286 atletas de 39 clubes universitários, onde os estudantes Dinis Silva e Leonor Rijo asseguraram duas medalhas de bronze para a ESSL, num fim de semana em que o Politécnico de Lisboa somou ainda uma medalha de ouro por intermédio de Lúcia Martinha, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). 

A ESSL felicita todos os seus estudantes pela excelente participação e pelos resultados obtidos, destacando o empenho e dedicação no desporto universitário.