Passar para o conteúdo principal
Margarida Rascão
Submetido por Margarida_ramo… a 30 January 2026

ESSL distingue boas práticas no Concurso “Destralha o teu Espaço de Trabalho"

No âmbito das iniciativas de promoção do bem-estar, da segurança e da sustentabilidade nos locais de trabalho, a Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL) promoveu o concurso “Destralha o teu Espaço de Trabalho”, uma iniciativa da Comissão para o Bem-estar e Segurança (BES), com o patrocínio do Programa Eco-Escolas da ESSL.

O concurso teve como objetivo incentivar a organização e racionalização dos espaços de trabalho, tendo sido solicitado aos participantes o envio de registo fotográfico do antes e depois do processo de destralhar, evidenciando a melhoria das condições de segurança, organização e funcionalidade dos espaços.

A vencedora desta edição foi a Prof.ª Virgínia Fonseca, distinguida pela transformação exemplar do espaço de trabalho. O prémio consistiu na entrega de um voucher no valor de 30 € (cartão FNAC), oferecido pelo Programa Eco-Escolas da ESSL.

A entrega do prémio contou com a presença da Vice-Presidente da ESSL, Prof.ª Anita Gomes, e da Prof.ª Ana Monteiro, numa representação conjunta da Comissão para o Bem-estar e Segurança e do Conselho Eco-Escolas, sublinhando o compromisso institucional da ESSL com a promoção de ambientes de trabalho mais seguros, organizados e sustentáveis.

Porquê destralhar?
Esta ação enquadra-se na implementação das medidas de autoproteção, face a situações identificadas que podem comprometer a segurança e a saúde nos espaços da instituição, nomeadamente:
•    Acumulação de papel e caixas no pavimento de gabinetes, couretes, laboratórios e arrecadações;
•    Existência de reagentes e soluções sem rótulo, mal rotulados ou incorretamente armazenados;
•    Corredores e zonas de circulação obstruídas;
•    Aumento do risco de incêndio e degradação da qualidade do ar interior.

Benefícios da iniciativa
A organização dos espaços de trabalho apresenta benefícios amplamente reconhecidos, entre os quais se destacam:
•    Promoção da produtividade, da eficiência organizacional e de um clima organizacional positivo, contribuindo para a redução da sobrecarga mental;
•    Libertação de espaço e melhoria da funcionalidade e da segurança de gabinetes e laboratórios;
•    Otimização de recursos, com redução de custos associados à duplicação desnecessária de materiais e maior possibilidade de partilha entre serviços.

Com esta iniciativa, a ESSL reforça o seu compromisso com a segurança, o bem-estar da comunidade académica e as boas práticas ambientais, alinhando-se com os princípios da prevenção, da sustentabilidade e da responsabilidade institucional.