Carina Ladeira, docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais da Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL), representou Portugal e a ESSL em Bruxelas, participando na reunião do Management Committee da COST Action: Oxidative stress at the CrossroAds of adverse outcome Pathways - peSTicides - ONe hEalth (CAPSTONE).
O desafio desta network é identificar os efeitos adversos dos pesticidas associados ao stress oxidativo, relevantes tanto para os seres humanos quanto para os ecossistemas, e descrever os principais eventos envolvidos nesses efeitos. Esta rede pan-europeia desenvolverá uma nova estratégia de pesquisa baseada em Adverse Outcomes Pathways (AOPs) em interligação com o conceito de One Health, promovendo avanços interdisciplinares entre ecotoxicologia, toxicologia, bioinformática, epidemiologia e avaliação de risco.
O encontro decorreu no passado dia 19 de setembro e a participação da docente Carina Ladeira neste encontro reflete o compromisso contínuo da ESSL com a excelência na investigação e a sua crescente relevância no panorama científico Europeu.